(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corrida contra o tempo para salvar 120 soterrados após terremoto em Taiwan


postado em 07/02/2016 17:16 / atualizado em 07/02/2016 19:03

Os socorristas taiwaneses realizavam, neste domingo, uma corrida contra o relógio para encontrar mais de 120 pessoas soterradas pelos escombros de um condomínio que desabou após um terremoto que deixou 34 mortos - segundo um balanço provisório. O terremoto de magnitude 6,4 devastou o sul da ilha no sábado de madrugada, provocando a queda do prédio residencial de 16 andares com 100 apartamentos na cidade de Tainan.

O balanço de vítimas se agrava à medida que os socorristas avançam em seus trabalhos, e, neste domingo, passou de 24 para 34 óbitos. Uma investigação foi aberta sobre a construção do conjunto, enquanto os sobreviventes criticavam as falhas em matéria de segurança. Na tarde deste domingo, ao menos 121 residentes continuavam desaparecidos, segundo a agência de notícias CNA. Mais cedo, o prefeito de Tainan, William Lai, havia declarado que 103 pessoas estavam presas sob os escombros "muito profundamente".

"Não há forma de chegar diretamente a eles, é muito difícil", explicou. O trabalho se complica pelo fato de que dois imóveis foram esmagados por outros dois edifícios vizinhos, disse o prefeito.

Segundo registros locais, cerca de 260 pessoas viviam neste conjunto, mas as autoridades estimam que houvesse mais de 300 no lugar no momento do terremoto, devido à proximidade das festividades do Ano Novo chinês, que reúne as famílias. Durante as operações de resgate neste domingo, os socorristas pediam aos sobreviventes que resistissem. Vários moradores foram retirados dos escombros mais de 24 horas depois do terremoto.

Cerca de 300 peassoas foram resgatadas, anunciou a CNA. Os socorristas usam guindastes, escadas e cães para rastrear e depois retirar as vítimas. Das vítimas fatais, 27 estavam no conjunto residencial que caiu, entre elas um bebê de 10 dias e outras duas crianças.

'Falhas' de segurança

Após o anúncio das autoridades da abertura de uma investigação, o prefeito da cidade disse que os sobreviventes falaram em "falhas nas normas de segurança do conjunto residencial, sem dar detalhes. "Consideramos responsável a empresa de construção, se tiver violado a lei", disse Lai.

Segundo a imprensa local, a empresa que construiu o conjunto encerrou suas atividades e, além disso, os habitantes duvidavam da qualidade dos materiais utilizados por ela. Segundo Yueh Chin-sen, cuja sogra tem oito familiares presos nos escombros, os moradores haviam-se queixado de uma falha de construção. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros, 39 quilômetros a nordeste do porto de Kaohsiung, a segunda cidade do país, informou o Instituto Geológico Americano (USGS, na sigla em inglês).

Taiwan está próxima do ponto de contato de duas placas tectônicas. Em junho de 2013, um tremor de 6,3 no centro da ilha deixou quatro mortos e provocou deslizamentos de terra. Um terremoto de 7,6 graus de magnitude devastou Taiwan em setembro de 1999, com um balanço de cerca de 2.400 mortos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)