(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sete pessoas são detidas na Espanha por supostos vínculos extremistas


postado em 07/02/2016 12:55

A polícia espanhola anunciou a detenção neste domingo de sete pessoas em Valencia e Alicante (leste) e no enclave espanhol de Ceuta, no Marrocos, por seus supostos vínculos com os extremistas da Al-Qaeda e do Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria.

"Entre os detidos, há cinco espanhóis de origens síria, jordaniana e marroquina, e dois estrangeiros residentes, de nacionalidades síria e marroquina", disse a polícia em um comunicado.

O líder da rede organizava o envio à Síria e ao Iraque de "material militar, dinheiro, equipamentos eletrônicos e de transmissões, armas de fogo e materiais destinados à fabricação de explosivos", segundo a polícia.

Os envios eram feitos mediante contêineres fechados, declarados como ajuda humanitária. O papel dos outros detidos não foi informado.

O financiamento procedia do "hawala", um sistema islâmico informal de transferência de fundos, muito mais discreto do que os envios clássicos.

O líder da rede também mantinha contatos constantes com um membro do EI, que teria pedido para recrutar mulheres para se casarem com os extremistas na Síria, segundo o comunicado da polícia.

As prisões, que estiveram acompanhadas de várias buscas, marcam uma investigação policial que começou em 2014 sobre "a estrutura exterior" das organizações jihadistas Frente al-Nusra, braço sírio da Al-Qaeda, e o Estado Islâmico (EI).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)