(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Maurice White, fundador do grupo Earth, Wind & Fire, morre aos 74 anos


postado em 05/02/2016 12:07

O fundador do grupo 'Earth, Wind & Fire', Maurice White, que modernizou o rhythm'n'blues de Chicago com uma forte pegada pop, morreu na quarta-feira em sua casa aos 74 anos.

White, que sofria há anos de mal de Parkinson, morreu em paz, segundo anunciou o irmão e companheiro de banda, Verdine White, em uma postagem no site de relacionamentos Facebook.

"Meu irmão, herói e melhor amigo Maurice White morreu em paz na noite passada enquanto dormia", disse Verdine.

"O mundo perdeu outro grande músico e uma lenda, mas nossa família pede que sua vida provada seja respeitada neste momento em que começamos uma difícil transição que terá um impacto importante em nossas vidas", disse.

Maurice White, que deixou de fazer turnês por causa da doença, criou o Earth, Wind & Fire em 1969 na cidade de Chicago (Illinois) e ficou rapidamente famoso graças a seu talento para compor.

Suas composições, complexas e estimulantes para dançar, como "Let's groove" ou "Boogie Wonderland", conquistaram milhões de fãs em todo o mundo.

O grupo, ao qual também devemos "September", "Shining Star" ou ainda "After the love has gone", vendeu cerca de 100 milhões de álbuns em todo o mundo.

Earth, Wind & Fire foi um dos responsáveis por quebrar tabus raciais no pop, tornando-se a primeira formação de negros a se apresentar no prestigiado Madison Square Garden, em Nova York, em 1979.

Ele seduziu os brancos, ao mesmo tempo que soube manter a admiração dos negros.

Sem nunca deixar completamente a cena, voltou a fazer sucesso após a eleição do presidente Barack Obama, que convidou o grupo para ser um dos primeiros artistas a se apresentar na Casa Branca em 2009.

A secretária americana da Justiça, Loretta Lynch, homenageou em seu Twitter o cantor, "a voz da minha geração".

O astro do basquete Magic Johnson chamou o Earth, Wind & Fire de "a maior banda da história".

Homem do espetáculo intuitivo

O grupo se destacava por suas canções, mas também por suas performances cheias de energia, pontuadas por uma forte presença de bronze e uma kalimba, instrumento de percussão africano feito de tiras de metal.

"Boogie Wonderland" foi utilizada em uma cena do filme "Amigos Improváveis" (2011), estrelado por François Cluzet e Omar Sy.

Maurice White, que tinha um alcance vocal de tenor, cantava alternadamente com Philip Bailey, cujo falsete se valia dos agudos.

White, individualmente ou em grupo, conquistou sete Grammys, de 21 indicações.

"Seu instinto infalível como músico e homem de espetáculo ajudou a impulsionar o grupo à fama internacional, influenciando inúmeros músicos", indicou The Recording Academy, que concede o prêmio, em um comunicado.

A organização tinha anunciado em 16 de janeiro que Earth, Wind & Fire iria receber um Grammy pelo conjunto da obra em sua cerimônia de 15 de fevereiro.

Entre os outros artistas que serão homenageados na mesma data, está o grupo Jefferson Airplane. Seu co-fundador Paul Kantner e sua primeira cantora Signe Toly Anderson morreram ambos na semana passada aos 74 anos.

Earth, Wind & Fire conseguiu aproximar as diferentes comunidades pelo exemplo, em vez de militância direta, sem impregnar suas canções com políticas ou provocação, mas preferindo simplesmente falar sobre dança.

Em uma entrevista ao Chicago Tribune em 1985, Maurice White declarou que queria que sua música trouxesse esperança às pessoas e "uma imagem positiva de si mesmos".

"Há muitas coisas que não vão bem neste planeta, a fome, a pobreza, pensamentos negativos, racismo, e muitas esquisitices", observou. "Então, alguém deveria dizer algo para tentar equilibrar, se possível".

Ele também produziu muitos artistas como Barbra Streisand, Chaka Khan, ou ainda The Emotions, um trio feminino de R&B; originário de Chicago.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)