(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

México cria unidade especial para investigar desaparecimento de 43 estudantes


postado em 01/12/2015 06:01

O Ministério Público mexicano criou uma unidade especial para investigar o caso dos 43 estudantes desaparecidos de Ayotzinapa, admitindo um pedido dos pais dos jovens.

A unidade deve conduzir a segunda etapa da investigação.

Após um encontro com os pais dos 43 estudantes e seus advogados, o procurador-geral Arely Gómez apresentou os integrantes da unidade especial.

A equipe multidisciplinar inclui representantes do MP, médicos, policiais e será supervisionada pelo Grupo Interdisciplinar de Especialistas Independentes (GIEI) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que há alguns meses apresentou um relatório que contesta a versão oficial dos fatos.

De acordo com o governo, no momento em que embarcavam em ônibus para seguir até um protesto, os estudantes foram atacados em 26 de setembro de 2014 por policiais na cidade de Iguala (estado de Guerrero), que os entregaram a um cartel. O grupo criminoso assassinou os jovens e incinerou os corpos por acreditar que entre eles havia infiltrados de uma facção rival.

O caso de Ayotzinapa gerou fortes críticas ao governo do presidente Enrique Peña Nieto e provocou a queda do ex-procurador-geral Jesús Murillo Karam, após muitos questionamentos sobre a investigação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)