(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Premiê diz que Turquia não se desculpará por derrubar avião da Rússia

Primeiro-ministro também disse que espera que Moscou reconsiderará as sanções econômicas anunciadas após o incidente da semana passada


postado em 30/11/2015 11:22 / atualizado em 30/11/2015 11:28

Momento da queda do avião, após ser abatido por turcos(foto: IHLAS/News Agency/AFP)
Momento da queda do avião, após ser abatido por turcos (foto: IHLAS/News Agency/AFP)

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, disse que seu país não se desculpará por ter derrubado um avião militar russo que operava na região da fronteira entre Síria e Turquia. Davutoglu também afirmou que a Turquia espera que Moscou reconsiderará as sanções econômicas anunciadas após o incidente da semana passada. O premiê disse a repórteres que "nenhum primeiro-ministro ou presidente turco se desculpará...por estar fazendo nosso trabalho".

O premiê turco falou após uma reunião com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas. Ele disse que a Turquia segue aberta a dialogar com Moscou sobre maneiras de evitar incidentes do tipo no futuro.

Na última terça-feira, um caça-bombardeiro russo Su-24 foi derrubado por dois caças turcos F-16. Ankara afirma que a aeronave russa invadiu o espaço aéreo turco, enquanto Moscou garante que voava no céu sírio. Um dos dois pilotos, que conseguiram se ejetar antes da queda do caça, foi morto por rebeldes antes de tocar o solo, de acordo com Moscou.

O segundo foi resgatado em uma operação, durante a qual um outro soldado russo foi morto. Este incidente é o mais grave ocorrido entre a Rússia e a Turquia desde o início da intervenção militar russa na Síria, há dois meses. (Com AFP e Agência Estado)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)