(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líderes mundiais começam a chegar para a conferência sobre o clima de Paris


postado em 30/11/2015 06:52

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente francês, François Hollande, começaram a receber nesta segunda-feira os mais de 150 governantes de todo o mundo que devem participar na sessão de abertura da conferência sobre o clima em Paris.

Depois da recepção aos chefes de Estado e Governo, os dois devem abrir oficialmente a 21ª Conferência das Partes (COP21) no Parque de Exposições de Le Bourget, ao norte de Paris, em meio a rígidas medidas de segurança.

No momento da chegada, Ban, Hollande, a ministra francesa do Meio Ambiente, Ségolène Royal, e o chanceler francês, Laurent Fabius, que será o presidente da reunião internacional, posaram para fotos antes de receber as autoridades estrangeiras. Os primeiros a passar foram os dirigentes do Canadá e da Polônia.

Pouco depois da abertura oficial da COP21, os governantes respeitarão um minuto de silêncio em memória das vítimas dos atentados de 13 de novembro de Paris (130 mortos).

O presidente francês discursará a partir das 11H30 locais (8H30 de Brasília). Hollande já reiterou o desejo de alcançar um "acordo histórico sobre o clima", que seja "vinculante" e "universal".

Como vários governantes, o presidente francês aproveitará a conferência para encontros bilaterais. Durante a tarde, Hollande deve conversar com o presidente americano Barack Obama.

A COP21 é a reunião sobre o meio ambiente com a maior presença de governantes na história. O principal objetivo do encontro é alcançar um acordo para lutar contra o impacto da mudança climática, em particular para impedir que a temperatura média do planeta suba mais de 2 graus centígrados na comparação com a era pré-industrial.

Os negociadores prosseguirão com as discussões até 11 de dezembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)