(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Torre Eiffel tem árvores virtuais para COP21


postado em 29/11/2015 21:55

A Torre Eiffel se vestiu de reflexos verdes na noite deste domingo, na véspera da abertura da conferência mundial sobre o clima, com o lançamento de uma instalação para "plantar" árvores virtuais no mítico monumento de Paris visando financiar projetos de reflorestamento.

A operação, batizada "1 Heart 1 Tree" (Um coração, uma árvore), foi lançada na presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, do líder indígena brasileiro Raoni, do jornalista e escritor Nicolas Hulot e da atriz francesa Marion Cotillard.

A instalação, concebida pelo artista 'digital' Naziha Mestaoui, propõe a todos, via smartphone, "plantar uma semente de luz" na Torre.

Concretamente, um aplicativo especialmente concebido registra as batidas do coração de cada um dos participantes, ao ritmo do qual a semente se torna uma árvore virtual cuja imagem se projeta durante alguns segundos, junto a milhares de outras sobre a Torre.

Os nomes dos participantes também aparecem rapidamente e por cada árvore virtual paga-se entre 3 e 10 euros, de acordo com a espécie, e uma árvore real será plantada de fato em alguma parte do mundo (Austrália, Brasil, Senegal, Índia, França, Peru, Costa do Marfim...).

Cada participante receberá um certificado e poderá seguir o crescimento de sua árvore. O projeto de reflorestamento será concretizado em 2016.

Ban Ki-moon saudou o "trabalho da sociedade civil" para influenciar as negociações. "Sua voz, sua paixão, fazem uma grande diferença".

Raoni explicou que está em Paris para "lançar um projeto de aliança entre os protetores da mãe natureza", aberto especialmente "a todos os chefes nativos do mundo e às ONGs".

"Nós, os índios, no que se refere ao reflorestamento temos as soluções, sabemos como organizar a natureza para que ela sobreviva sempre", declarou Raoni.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)