(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Israel retira UE do processo de paz por etiquetagem de produtos das colônias


postado em 29/11/2015 18:25

Israel anunciou neste domingo a suspensão de contatos com a União Europeia (UE) sobre o conflito entre israelenses e palestinos em resposta à decisão de Bruxelas de exigir a etiquetagem dos produtos fabricados nas colônias israelenses dos territórios ocupados.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, "ordenou a suspensão dos contatos diplomáticos com as instituições da União Europeia e seus representantes sobre esse assunto", de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Em 11 de novembro, a Comissão Europeia adotou "a notificação interpretativa sobre a indicação de origem de mercadorias provenientes dos Territórios ocupados por Israel desde junho de 1967", na Cisjordânia e nas colinas do Golã.

Essa medida foi considerada "discriminatória" por Israel e algo pelo que "a UE deveria se envergonhar", segundo palavras do primeiro-ministro Netanyahu.

"A decisão da UE é hipócrita, baseada em uma política de dois pesos e duas medidas, já que afeta apenas Israel, e não os 200 conflitos restantes ao redor do mundo", completou Netanyahu, considerando que "a etiquetagem de produtos do Estado judaico (...) desperta as piores lembranças. A Europa deveria ter vergonha".

Na mesmo época, a Chancelaria israelense também denunciou motivações "políticas" da UE e considerou a medida como "discriminatória, inspirada pelo movimento de boicote".

Depois do anúncio da medida, o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, defendeu a decisão, explicando que era "técnica, e não política".

A UE "não apoia, de modo algum, um boicote, ou sanções contra Israel", de acordo com nota do bloco, acrescentando que "a Comissão fornece um guia aos Estados-membros e aos operadores econômicos para garantir a aplicação uniforme das regras sobre a indicação dos produtos das colônias israelenses".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)