(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de mortos em ataque contra xiitas na Nigéria sobe para 22


postado em 28/11/2015 12:37

O balanço de mortos em um atentado suicida na sexta-feira contra uma procissão de muçulmanos xiitas na região nordeste da Nigéria subiu para 22, com a confirmação do falecimento de uma pessoa neste sábado.

O grupo islamita Boko Haram reivindicou neste sábado o atentado contra a procissão, que aconteceu em uma região na qual a organização já cometeu vários ataques contra a comunidade xiita.

Um homem-bomba "detonou os explosivos e provocou a morte de fiéis" reunidos em uma localidade próxima de Kano, anunciou o grupo em um comunicado em árabe publicado nas redes sociais.

"No momento temos 22 mortos, após o falecimento de mais uma pessoa. Trinta e oito pessoas ficaram feridas e duas receberam alta", disse à AFP Ali Kakaki, um dos organizadores da procissão.

Kakaki afirmou que, apesar do atentado, os peregrinos prosseguiram com a caminhada da cidade de Kano até Zaria, no estado vizinho de Kaduna.

A peregrinação aconteceu por ocasião da Ashura, que recorda o martírio de Hussein, neto do profeta Maomé.

"Depois do ataque, muitas pessoas se uniram à peregrinação", disse Kakaki, que espera chegar ao destino final na próxima semana.

O ataque de sexta-feira foi cometido por um homem-bomba, que detonou sua carga explosiva no meio de uma multidão na localidade de Dakasoye, no extremo nordeste da Nigéria e 20 km ao sul de Kano.

O Boko Haram jurou lealdade ao grupo Estado Islâmico (EI), que considera os xiitas como hereges.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)