(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tiroteio no Colorado mata dois civis e um policial


postado em 28/11/2015 01:07

O tiroteio ocorrido nesta sexta-feira em uma clínica de planejamento familiar de Colorado Springs, no oeste dos Estados Unidos, deixou dois civis e um policial mortos, além de nove feridos, segundo as autoridades.

"Trata-se de uma terrível tragédia. Perdemos dois civis e choramos a morte de um valente policial", disse em entrevista coletiva John Suthers, prefeito desta cidade ao sul de Denver.

O agente morto é Garrett Swasey, 44 anos, que trabalhava na universidade da cidade, revelou o centro educacional em um comunicado.

A porta-voz da polícia Catherine Buckley assinalou que nove pessoas ficaram feridas, incluindo cinco agentes, todos baleados.

"O estado das nove pessoas internadas é bom", assinalou Buckley.

O atirador foi detido pela polícia na noite de sexta. "O suspeito foi detido, a situação está resolvida. Já não há perigo para os cidadãos de Colorado Springs", anunciou Suthers.

O tiroteio começou depois das 11h30 (16h30, horário de Brasília) no prédio da clínica da Planned Parenthood, uma das organizações mais importantes do país sobre planejamento familiar e reprodução.

A Polícia conseguiu retirar as pessoas, pouco a pouco, de dentro do imóvel, enquanto acontecia a troca de tiros com o suspeito. Uma equipe da SWAT participou da ação.

A identidade do atirador não foi divulgada até agora.

Mais cedo, Buckley havia informado que 11 pessoas estavam nos hospitais locais, "entre elas cinco oficiais de polícia".

Segundo Buckley, o atirador estava em posse de "aparelhos", dando a entender que poderiam ser explosivos. Ele também estava armado com um fuzil.

Um dos principais objetivos da investigação agora é determinar se, de fato, o homem carregava explosivos entre a munição que utilizou para atacar o local.

A troca de tiros se estendeu por horas. As emissoras de televisão americanas exibiram imagens de pessoas sendo retiradas às pressas, sem cobertores, na neve - algumas aos prantos.

Representantes do FBI, a Polícia Federal americana, ou da ATF, agência americana responsável por Álcool, Cigarro, Armas de Fogo e Explosivos, participaram da intervenção.

Durante o ataque, os bombeiros e a polícia de Colorado Springs utilizaram o Twitter para alertar a população sobre o tiroteio.

Os centros de planejamento familiar, local de realização de abortos, são geralmente alvo de cidadãos que rejeitam a interrupção da gravidez.

O presidente americano, Barack Obama, foi informado imediatamente dos acontecimentos por sua conselheira de Segurança Interna, Lisa Monaco, revelou um funcionário da Casa Branca.

Vicky Cowart, presidente da Planned Parenthood nas Montanhas Rochosas, afirmou que "a máxima prioridade é a segurança dos pacientes e do pessoal" da clínica.

"Ainda não sabemos as circunstâncias e os motivos deste ato criminoso, ou sequer se a Planned Parenthood era o alvo do ataque", disse Cowart.

"Compartilhamos as preocupações de muitos americanos sobre que o extremismo cria um ambiente envenenado que alimenta o terrorismo doméstico neste país".

Planned Parenthood se viu envolvida há alguns meses em uma polêmica após a divulgação de vídeos em que diretores da organização discutiam a venda de tecidos e órgãos de fetos.

O Congresso já tentou, em várias ocasiões, retirar o financiamento federal à rede de clínicas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)