(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

França cogita participação do regime sírio na luta contra o Estado Islâmico

Chanceler francês, no entanto, afirmou que Bashar al-Assad "não pode ser o futuro de seu povo"


postado em 27/11/2015 07:30 / atualizado em 27/11/2015 07:40

Chanceler francês Laurent Fabius cumprimenta o ministro russo Sergey Lavrov(foto: ALEXANDER ZEMLIANICHENKO / POOL / AFP)
Chanceler francês Laurent Fabius cumprimenta o ministro russo Sergey Lavrov (foto: ALEXANDER ZEMLIANICHENKO / POOL / AFP)

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, citou nesta sexta-feira pela primeira vez a possibilidade de participação das forças do regime sírio na luta contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Para combater esta organização, "há duas medidas: os bombardeios e forças terrestres, que não podem ser as nossas, mas podem ser as força do Exército Sírio Livre (opositor), forças árabes sunitas e, por quê não, forças do regime, e também os curdos, certamente", declarou o ministro à rádio RTL.

No entanto, o chanceler francês repetiu a linha de exigência para a saída do presidente sírio, ao afirmar que Bashar al-Assad "não pode ser o futuro de seu povo".

Fabius disse que o principal objetivo militar continua sendo a cidade de Raqa, reduto do grupo jihadista na Síria e alvo de ataques intensivos das aviações da Rússia e da França há vários dias.

"É um dos principais objetivos militares, talvez o primeiro porque é o centro nervoso do Daesh (acrônimo em árabe do Estado Islâmico), de onde surgiram os atentados contra a França", disse.

Após a visita na quinta-feira do presidente francês François Hollande ao colega russo Vladimir Putin, os dois países concordaram em "coordenar" os ataques contra o EI e reforçar o "intercâmbio de informações". Os ataques não apontarão para os que lutam contra o Daesh, afirmou Hollande.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)