(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coreias acertam diálogo de alto nível em dezembro


postado em 27/11/2015 01:07

Coreia do Sul e Coreia do Norte acertaram nesta quinta-feira manter um diálogo a alto nível em dezembro, com base no compromisso firmado em agosto para reduzir a tensão na península.

Um porta-voz do ministério sul-coreano da Unificação explicou que as duas partes se reunirão em nível de vice-ministros no dia 11 de dezembro, na zona industrial de Kaesong, situada na Coreia do Norte.

Os dois Estados, que tecnicamente seguem em guerra, chegaram a esta decisão ao final de discussões preliminares no povoado fronteiriço de Panmunjon, onde foi firmado o cessar-fogo de 1953.

O porta-voz do ministério da Unificação, Jeong Joon-hee, explicou à imprensa que Pyongyang exigiu que a reunião de Kaesong fosse fixada de antemão. No final, a Coreia do Norte aceitou a proposta do Sul de ter "uma discussão global sobre as questões pendentes relativas à melhoria das relações".

Em junho de 2013, Seul e Pyongyang acertaram um encontro similar sobre a organização de discussões do mais alto nível, que teriam sido as primeiras em seis anos, mas a Coreia do Norte mudou de posição na véspera da reunião e a anulou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)