(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Contrabando de madeira provoca 240 detenções na América do Sul e África


postado em 26/11/2015 20:16

Operações policiais sobre o tráfico de madeira na América do Sul, América Central e África permitiram deter mais de 240 pessoas e apreender 262 milhões de dólares de material, anunciou nesta quinta-feira a Interpol.

Na América, foram desmanteladas desde novembro de 2014 redes no Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Paraguai e Peru.

A operação "Amazonas II" já permitiu recuperar mais de 53.000 m³ de madeira ilegal, "que pode encher 20 piscinas olímpicas", 25.000 troncos e 1.200 sacos de carvão de madeira por um valor de mais de 46 milhões de dólares. As espécies mais contrabandeadas são pinho, pau-rosa, mogno, cedro e louro.

Entre julho e setembro deste ano houve operações em vários países africanos, como Benin, Gâmbia, Gana, Mali, Mauritânia, Senegal e Togo, informou em um comunicado a organização policial internacional com sede em Lion (leste da França).

Na África, foram apreendidos mais de 216 milhões de dólares de madeira pau-rosa, muito requisitada e cara, e outras espécies protegidas, e 44 pessoas foram detidas.

Estas mercadorias eram destinadas sobretudo aos mercados americano, europeu e asiático. Mais de 240 pessoas foram detidas em ambas as margens do Atlântico, segundo a Interpol.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)