(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jornalista chinesa condenada a 5 anos de prisão na apelação


postado em 26/11/2015 06:37 / atualizado em 26/11/2015 08:54

A jornalista chinesa Gao Yu, de 71 anos, condenada por "divulgação de segredos de Estado", obteve uma redução da pena de dois anos na análise de seu recurso, anunciou o advogado da repórter.


Dezenas de policiais bloquearam o acesso ao tribunal de Pequim onde a sentença foi anunciada.


"Nós acreditamos que é inocente. A pena é apenas mais leve, é uma pequena melhoria", declarou à AFP o advogado Mo Shaoping.


Primeira vencedora, em 1997, do Prêmio Mundial da Liberdade de Expressão da Unesco, a jornalista foi detida em abril de 2014 e declarada culpada alguns meses depois de "ter transmitido segredos de Estado a estrangeiros".


Gao Yu foi acusada de transmitir a um meio de comunicação de Hong Kong um documento interno do Partido Comunista chinês. O texto defendia uma repressão maior das ideias democráticas, das vozes discordantes procedentes da sociedade civil e das tentativas de independência da imprensa.


Com saúda frágil, a jornalista idosa sofre de problemas cardíacos desde que foi levada para a prisão. O advogado afirmou que existe uma "possibilidade" de liberação da cliente por motivos médicos.


No ranking mundial de liberdade de imprensa em 2015 elaborado pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), a China aparece na posição 176, de um total de 180 países.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)