(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atriz Setsuko Hara, lenda do cinema japonês, morre aos 95 anos

Hara tinha uma doença, mas, segundo a família, a atriz não desejava falar sobre o problema


postado em 26/11/2015 07:30 / atualizado em 26/11/2015 07:39

Atriz ganhou fama depois da II Guerra Mundial com grandes papéis(foto: JIJI PRESS / AFP)
Atriz ganhou fama depois da II Guerra Mundial com grandes papéis (foto: JIJI PRESS / AFP)

Setsuko Hara, lenda do cinema japonês e atriz de filmes clássicos do diretor Yasujiro Ozu, faleceu aos 95 anos, anunciou a imprensa nipônica. Masae Aida, seu verdadeiro nome, foi internada em agosto e faleceu em 5 de setembro, mas a notícia só foi divulgada esta semana, o que provocou uma série de homenagens na imprensa a uma "atriz lendária", uma "madona eterna".

Setsuko Hara, que se distanciou dos holofotes depois de interromper de maneira brusca sua carreira, iniciada nos anos 1930, "não desejava falar sobre ela e sua doença", afirmou à agência japonesa Kyodo seu sobrinho, de 75 anos. A atriz ganhou fama depois da II Guerra Mundial com grandes papéis em vários filmes do cineasta Yasujiro Ozu, em particular "Era Uma Vez em Tóquio" (1953), considerado uma obra-prima pela crítica.

No longa-metragem, Setsuko Hara interpretou uma viúva de guerra mais apegada aos sogros que aos próprios filhos, em uma sociedade japonesa que observava a desagregação das famílias. Ela trabalhou em vários filmes de Ozu, como "Dia de Outono" e "Fim de Verão".

Setsuko Hara - que nunca se casou, o que rendeu o apelido de "virgem eterna" - também trabalhou com os diretores Akira Kurosawa, Tadashi Imai e Mikio Naruse. Simples e elegante, a atriz se aposentou em 1962, pouco depois da morte de Ozu. De acordo com a imprensa, ela morava na cidade balneária de Kamakura, antiga capital do Japão.
Atriz atuou em vários filmes do cineasta Yasujiro Ozu, como
Atriz atuou em vários filmes do cineasta Yasujiro Ozu, como "Tokyo Story", representado na foto (foto: JIJI PRESS / AFP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)