(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tesouro dos EUA acusa regime sírio de comprar petróleo do Estado Islâmico


postado em 25/11/2015 18:07

Washington, 25 - A administração do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acusou o governo da Síria de comprar petróleo do Estado Islâmico e sancionou um empresário do país por supostamente facilitar as transações.

O Departamento do Tesouro dos EUA também aplicou sanções contra empresários e empresas russas e cipriotas por supostamente ajudarem o banco central sírio a escapar das sanções internacionais através de uma rede de empresas sediadas naqueles países e em Belize.

Entre os alvos estão George Haswani e sua empresa, HESCO Engenharia e Construção, que atua em regiões na Síria. Haswani seria o intermediário para a compra de petróleo pelo governo daquele país. Ele está na lista negra da União Europeia desde março.

O Tesouro também aplicou sanções contra Mudalal Khuri, afirmando que ele possui uma longa associação com o governo e o banco central sírio, e representa negócios e interesses financeiros na Rússia. Ele também é diretor da Kremsont Commercial, uma companhia de Belize que também foi sancionada.

O empresário russo Kirsan Ilyumzhinov, acusado de possuir vínculos com as transações de Khuri também está na lista. Ele é presidente da Fundação Mundial de Xadrez há 20 anos e foi presidente da República da Calmúquia, na Rússia. Ilyumzhinov e sócio de Khuri no banco Russian Financial Alliance.

Já Nicos Nicolaou foi alvo de sanções por atuar como diretor de várias empresas ligadas a Khuri, além de trabalhar para o governo da Síria e do Chipre. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)