(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rússia diz que um dos pilotos do avião derrubado pela Turquia está vivo

Homem foi resgatado pelo exército sírio e está voltando para a base da Força Aérea russa. Salvamento foi confirmado por Ministro da Defesa


postado em 25/11/2015 08:38 / atualizado em 25/11/2015 09:02

Momento da queda do avião, após ser abatido por turcos(foto: IHLAS/News Agency/AFP)
Momento da queda do avião, após ser abatido por turcos (foto: IHLAS/News Agency/AFP)


O Ministro da Defesa russo confirmou hoje (25) o salvamento do piloto do Su-24. O presidente russo Vladimir Putin disse aos jornalistas que ambos os pilotos do Su-24 derrubado no céu sobre a Síria serão condecorados, bem como todos os participantes da operação de salvamento.

"Um dos pilotos foi baleado quando descia de paraquedas e morreu de forma violenta já no chão pelos jihadistas. O outro conseguiu escapar e, de acordo com as últimas informações, foi salvo pelo exército sírio e deve estar voltando para a base da Força Aérea russa", disse o embaixador Aleksandr Orlov à rádio Europe 1.

Nessa terça-feira, um caça russo Su-24 foi derrubado por um míssil turco em espaço aéreo sírio. O Ministério da Defesa destaca que, durante todo o voo, o avião se manteve sempre sobre o território da Síria. "Isto foi registrado por meios de controle objetivos", acrescentou o departamento militar. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou o ato de "um golpe nas costas".

Putin: 'Rússia será forçada a responder'

Vladimir Putin disse, nesta quarta-feira, que seu país será forçado a responder se mais incidentes ocorrerem. "Após o que aconteceu ontem, nós não podemos excluir algum tipo de outros incidentes. E se eles ocorrerem, nós, de uma maneira ou de outra, teremos de responder", afirmou Putin.

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que a Rússia reforçará suas defesas aéreas na região da base russa na Síria e que um novo míssil cruzador foi posicionado na costa da Síria, pronto para destruir qualquer ameaça para a campanha de ataques aéreos de Moscou na Síria.

O ministro disse também que a base russa Hmeimim receberá um sistema de defesa aérea S-400, um dos mais poderosos da Rússia.

'Não viajem à Turquia', diz presidente russo

Putin recomendou ainda que os russos não viajem à Turquia. "O que fazer depois desses fatos tão trágicos? A destruição de nosso avião e a morte de um piloto?", questionou.

"É uma medida necessária e o ministério das Relações Exteriores fez bem em advertir a nossos cidadãos sobre o perigo" de ir à Turquia, acrescentou, em declarações à TV russa. (Com agências)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)