(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Filha de Fujimori lidera pesquisa para presidência do Peru


postado em 13/10/2015 19:31

Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori, lidera com 32,9% as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2016 no Peru, revela uma pesquisa nacional divulgada nesta terça-feira, a seis meses da votação.

Líder do Partido Força Popular (direita), Keiko supera amplamente o segundo colocado, Pedro Pablo Kuczynski (direita), que aparece com 15,8%, seguido pelo ex-presidente social democrata Alan García, com 7,8%, revela o instituto CPI.

Na quarta posição está o ex-presidente Alejandro Toledo, com 5,3%, seguido pelo candidato do Partido Nacionalista, Daniel Urresti, com 3,1%.

A pesquisa foi realizada com 1.450 pessoas, entre 5 e 9 de outubro, em 17 dos 24 departamentos do Peru, com margem de erro de 2,6 pontos.

Keiko Fujimori é filha e herdeira política do ex-presidente Fujimori, condenado a 25 anos de prisão por violação dos direitos humanos nos massacres de Bairros Altos e La Cantuta, executados por um esquadrão militar durante o conflito interno contra as guerrilhas do Sendero Luminoso e MRTA.

A líder da Força Popular, de 40 anos, tem se distanciado do governo do seu pai, e já admitiu os "erros e crimes" durante a administração Fujimori, como permitir a atuação do assessor Vladimiro Montesinos, o enfraquecimento das instituições democráticas e a corrupção.

Keiko se mostrou a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo - tema em debate no país - "no que se refere a respeitar os direitos patrimoniais dos casais", mas rejeita o direito de adoção.

Nas eleições de 2011, que perdeu para Ollanta Humala, a filha de Fujimori prometeu indultar o pai se chegasse à presidência.

A eleição para suceder Ollanta Humala será em abril de 2016, com segundo caso nenhum candidato ultrapasse os 50% dos votos.

A mesma pesquisa revela que Humala tem 84,4% de desaprovação.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)