(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Teerã teria violado resolução da ONU ao testar míssil, diz EUA


postado em 13/10/2015 16:40

O Irã provavelmente violou uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) ao testar um novo míssil teleguiado de longo alcance, anunciou nesta terça-feira a Casa Branca.

"Temos fortes indícios de que este teste de míssil violou uma resolução do Conselho de Segurança", declarou Josh Earnest, porta-voz da presidência americana. "Lamentavelmente não é novo", acrescentou.

O Departamento de Estado informou, por sua vez, que discutirá o tema na ONU.

O Irã, que possui vários tipos de mísseis de 2.000 km de alcance capazes de alcançar Israel, anunciou no domingo que testaria um novo míssil, mas não forneceu dados sobre seu alcance.

"Não pedimos permissão a ninguém para aumentar nossa capacidade defensiva e balística e continuaremos nosso programa (...) com determinação", declarou o ministro da Defesa da República Islâmica, o general Hossein Dehghan.

Earnest afirmou que este tema é completamente diferente do acordo sobre o programa nuclear iraniano assinado entre Teerã e as grandes potências em julho.

"Em um grande contraste com as reiteradas violações (das resoluções) do Conselho de Segurança da ONU relacionadas aos seus mísseis balísticos, comprovamos que nos últimos dois anos o Irã (...) respeitou os compromissos que adquiriu no âmbito das negociações nucleares", disse.

Teerã afirma que seus mísseis balísticos são puramente defensivos, não estão concebidos para transportar armas e não estão, consequentemente, compreendidos por nenhuma resolução da ONU.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)