(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Maduro alerta para 'nova modalidade de golpe de Estado' contra Dilma Rousseff


postado em 13/10/2015 16:37

Os presidentes Nicolás Maduro (Venezuela) e Evo Morales (Bolívia) denunciaram nesta terça-feira em Cochabamba que há uma tentativa de golpe de Estado contra a colega Dilma Rousseff e um ataque contra governos populares da região.

Maduro, que participou na segunda-feira de uma conferência mundial de movimentos sociais sobre as mudanças climáticas no povoado de Tiquipaya, sob jurisdição de Cochabamba (centro), se reuniu com seu colega boliviano para analisar temas de cooperação bilateral e assuntos regionais.

"Tanto o presidente Evo Morales quanto minha pessoa manifestamos nossa preocupação e vamos iniciar um conjunto de consultas porque parece se anunciar no Brasil uma nova modalidade, um golpe de Estado contra a presidente Dilma Rousseff", disse Maduro em uma coletiva de imprensa conjunta com o governante boliviano.

O presidente venezuelano disse que, na reunião bilateral com Morales, ambos encararam "a situação no Brasil com muita preocupação e alarme".

"Não vamos ficar calados diante de uma tentativa de golpe de Estado no Brasil, nem em nenhum lugar da América Latina e do Caribe", disse Maduro.

Morales havia antecipado em agosto passado seu temor de um golpe de Estado no Brasil e considerou que a região deveria agir em conjunto para defender a institucionalidade no país.

Os dois governantes esquerdistas, amigos e aliados políticos, ressaltaram a situação difícil atravessada por sua colega brasileira, afundada em uma crise de governabilidade, acusações de corrupção contra o Partido dos Trabalhadores (PT) e uma popularidade baixa.

O Tribunal Superior Eleitoral brasileiro decidiu na semana passada reabrir uma investigação para determinar se foram cometidos abusos durante a campanha eleitoral que a levou ao poder em 2014, o que reavivou o fantasma de um impeachment.

Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou as contas do governo de 2014.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)