(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Avança plano para conter migração de menores centro-americanos aos EUA


postado em 08/10/2015 18:22

O conselheiro do Departamento de Estado americano Thomas Shannon se reuniu nesta quinta-feira com o presidente guatemalteco, Alejandro Maldonado, para analisar os avanços de um plano de desenvolvimento criado para ajudar a conter a migração de menores centro-americanos para os Estados Unidos.

"No desafio que enfrentamos juntos em termos de migração de menores desacompanhados, acredito que os três países do Triângulo Norte da América Central (Guatemala, El Salvador e Honduras), Estados Unidos e México construíram uma excelente maneira de cooperar", disse Shannon, em entrevista coletiva ao lado de Maldonado.

A Aliança para a Prosperidade, um milionário plano de ajuda para esses três países da América Central, foi concebido para combater as causas socioeconômicas que impulsionam a migração ilegal para os Estados Unidos, assim como para melhorar a segurança.

O plano busca, em particular, frear a saída de menores sem companhia de adultos. No ano passado, esse número passou de 60.000, deflagrando uma crise humanitária.

Em espanhol, Shannon afirmou que os cinco países "trabalham a fundo para enfrentar as redes de traficantes que estão-se aproveitando dos desejos dos familiares de se unir, nos Estados Unidos, ou mandar seus filhos".

"Reduzimos o número de filhos que estão tentando ir para o norte (Estados Unidos), ou seja, estamos salvando vidas, trabalhando juntos", completou.

De acordo com Shannon, uma das primeiras iniciativas postas em prática foi espalhar mensagens nos países de origem e nas comunidades dos Estados Unidos sobre "o perigoso que é a viagem".

O presidente americano, Barack Obama, pediu ao Congresso que aprove US$ 1 bilhão para a iniciativa, mas vários legisladores apontaram os problemas de corrupção na América Central como argumento para impedir sua aprovação.

Para Shannon, o Congresso americano acompanha com muita atenção a situação dos três países na luta contra a corrupção.

"Há muito interesse no Congresso sobre o que está acontecendo nos três países centro-americanos e a transparência será fundamental para determinar a quantidade de dinheiro para contribuir para o plano, mas também buscar a boa vontade dos governos de enfrentar o problema da corrupção", completou.

Nesse sentido, Shannon felicitou o povo guatemalteco pelos protestos pacíficos que provocaram a renúncia e a detenção do ex-presidente Otto Pérez e da vice-presidente Roxana Baldetti, ambos acusados de fraude fiscal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)