(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Síria inicia ataques em grande escala e diz que Rússia possibilitou tal avanço


postado em 08/10/2015 12:19

Damasco, 08 - O Superior geral do exército na Síria, Ali Ayoub, disse nesta quinta-feira disse que os ataques russos ajudou as forças do governo a lançarem uma ampla ofensiva no centro e no noroeste do país, onde possui um grupo afiliado a Al Qaeda, bem como militantes do Estado Islâmico, que avançaram em direção a importantes fortalezas do governo nos últimos meses.

"Hoje, as forças armadas síria começaram um ataque de grande alcance, com o objetivo de eliminar os grupos terroristas e libertar as áreas e cidades que sofrem nas mãos deles", disse Ayoub.

Ayoub falou em um raro comunicado televisionado que os ataques russos têm facilitado uma operação militar maior "para eliminar os terroristas" - um termo que o governo sírio usa para se referir a todos que se opõem ao presidente Bashar Assad.

O avanço terrestre teve um impulso depois que navios de guerra russos lançaram mísseis na quarta-feira. Os ataques alarmaram os EUA e seus aliados da Otan, em particular a Turquia e os ministros de Defesa da aliança.

Segundo as autoridades russas, 26 mísseis que partiram do navio atingiram as províncias de Raqqa e Aleppo, no norte, e a província de Idlib, no noroeste. O Estado Islâmico tem fortalezas em Raqqa e Aleppo, enquanto o grupo afiliado a Al Qaeda, a Frente Nusra, tem uma forte presença em Idlib. Ativistas em Raqqa disseram que ao menos um dos mísseis atingiu uma área aberta na cidade vizinha de Tabqa, causando uma enorme explosão.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos baseado na Grã-Bretanha disse que os ataques aéreos russos em Idlib mataram ao menos sete civis na quarta-feira. Pelo menos 40 civis

foram mortos no primeiro dia da ataques aéreos russos na semana passada, de acordo com

ativistas e um grupo de direitos humanos.

"Depois que os ataques aéreos russos começaram, reduziu a capacidade de luta do Estado Islâmico e de outros grupos terroristas", disse Ayoub. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)