(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rússia anuncia primeiros ataques a partir de navios na Síria


postado em 07/10/2015 09:49

Moscou, 07 - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o conflito na Síria deve ser concluído com uma solução política. Já o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, anunciou os primeiros ataques russos na Síria a partir de navios de guerra.

"Esse tipo de conflito deve ser concluído com a resolução das questões políticas", disse Putin durante reunião televisionada com Shoigu. Em 30 de setembro, a Rússia começou a realizar ataques aéreos contra opositores do presidente sírio, Bashar al-Assad. Autoridades russas dizem ter como inimigo o Estado Islâmico e outros grupos "terroristas", mas governos do Ocidente e analistas afirmam que a maioria dos ataques parece ter como alvo opositores de Assad para fortalecer sua posição.

Shoigu disse que quatro navios de guerra russos lançaram 26 foguetes a partir do Mar Cáspio contra 11 alvos na Síria, na manhã desta quarta-feira. É a primeira vez que a Rússia utiliza seu poderia naval nessa incursão na Síria.

Putin disse que apoia a ideia de combinar os esforços das forças de Assad e de grupos da "oposição saudável" contra o Estado Islâmico. Segundo ele, a ideia foi proposta pelo presidente francês, François Hollande, durante uma reunião na sexta-feira em Paris.

O presidente russo voltou a mostrar ceticismo em relação ao grupo oposicionista Exército Livre Sírio, dizendo que a Rússia não sabe onde ele está nem quem o lidera. Segundo ele, combinar esforços contra as "organizações terroristas" resultaria na criação de "uma boa base para a subsequente solução política na Síria". Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)