(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Iraque pede para que a Rússia comece a atacar o Estado Islâmico no país


postado em 06/10/2015 15:19

Bagdá, 06 - Legisladores xiitas do Iraque e líderes de milícias pediram para a Rússia realizar ataques aéreos contra militantes do Estado Islâmico em seu país, acentuando os ataques já realizados pela campanha aérea liderada pelos Estados Unidos contra o grupo extremista.

Desde que Moscou começou a bombardear os opositores do governo na Síria na semana passada, os legisladores e líderes de milícias têm pressionado o primeiro-ministro, Haider al-Abadi, para convidar a Rússia a intervir no Iraque.

O governo iraquiano disse na semana passada que havia selado um acordo com a Rússia, com o Irã e com o regime sírio para compartilhar inteligência em um esforço para combater o Estado Islâmico.

"Nós damos boas-vindas aos ataques aéreos russos no Iraque para ajudar a combater a matriz do Estado Islâmico, com ataques direcionados às linhas de suprimentos vindos da Síria e linhas de contrabando de petróleo", disse Moeen al-Kadhimi, porta-voz da brigada Badr, uma milícia apoiada pelo Irã e partido político que desempenha um papel de primeira linha na luta contra o Estado islâmico. "A Rússia tem tecnologia avançada militar e pode nos ajudar com sua inteligência", acrescentou.

Muitos políticos xiitas iraquianos têm laços estreitos com o Irã xiita, e Teerã é um dos aliados mais próximos do líder sírio Bashar al-Assad, cujo regime é dominado pela minoria Alawite xiita

A intervenção russa iria rivalizar com a influência norte-americana no Iraque e aumentar os riscos de um conflito regional entre as duas potências.

Algumas autoridades iraquianas expressaram preocupação sobre uma possível guerra entre os EUA e a Rússia por território.

"Esta intervenção vai causar confusão para a região", disse Mahmoud al-Mashhadani, um parlamentar sunita e ex-presidente do Parlamento. "Tememos que esta intervenção possa provocar um segundo Afeganistão no oeste do Iraque e no leste da Síria", disse.

O primeiro-ministro disse na semana passada que ele gostaria de receber ataques aéreos russos no Iraque, desde que eles fossem coordenadas com a coalizão liderada pelos Estados Unidos.

Seu governo concordou em formar uma "sala de operações" em Bagdá para facilitar a partilha de inteligência com os representantes do regime sírio, russo e iraniano.

Neste terça-feira, o primeiro-ministro chamou a coalizão liderada pelos EUA de "uma pequena ajuda" e disse que ele procurou manter relações cordiais com os norte-americanos e russos.

"Isso não quer dizer que eu rejeito a pequena ajuda. Mesmo uma única bomba seria útil para mim", disse ele durante a inauguração de um hospital.

Uma delegação de parlamentares do Comitê de Defesa e Segurança do Iraque está programada para viajar a Moscou no início de novembro para detalhar o acordo de partilha de inteligência, disse Shakwan Abdullah, o vice-chefe do comitê. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)