(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Austrália e Nova Zelândia celebram acordo de livre comércio


postado em 06/10/2015 00:31

Austrália e Nova Zelândia celebraram nesta terça-feira o acordo alcançado por 12 países do Pacífico para a criação da maior zona de livre comércio do planeta.

"Qualquer acordo desta natureza representa para nós enormes vantagens", disse o primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull. "É a primeira grande pedra da nossa futura prosperidade".

O Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Econômica (TPP), fechado após cinco anos de negociações, ainda deve ser ratificado pelos Parlamentos dos países membros.

Os participantes do tratado - Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura, Estados Unidos e Vietnã - representam 40% da economia mundial.

O acordo prevê, entre outros pontos, que Canadá, Estados Unidos e Japão abram significativamente suas portas às importações de produtos agrícolas, como açúcar, arroz, queijo e carne.

Segundo o ministro australiano do Comércio, Andrew Robb, este acordo oferecerá à Austrália "enormes vantagens, entre elas oportunidades inéditas na região Ásia-Pacífico, que conhece um forte crescimento com sua classe média em expansão".

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, celebrou um acordo que trará à economia do país cerca de 1,670 bilhão de dólares anuais a partir de 2030.

"De maneira geral, é um ótimo acordo para a Nova Zelândia", avaliou Key, que lamentou que o TPP não vá mais longe em produtos lácteos, que representam 1/3 das exportações de seu país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)