(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Otan considera incursões aéreas russas na Turquia 'extremamente perigosas'


postado em 05/10/2015 14:31

A Otan considerou nesta segunda-feira como extremamente perigosas as incursões da aviação russa na Turquia e pediu a Moscou o fim imediato de seus ataques contra a oposição síria e os civis, em um comunicado.

"Os aliados protestam duramente contra estas violações do espaço aéreo turco e condenam estas incursões", declarou a organização de 28 países após uma reunião de urgência realizada nesta segunda-feira em sua sede em Bruxelas.

A Otan comprovou "duas violações do espaço aéreo da Turquia, no dia 3 e no dia 4 de outubro, por aviões (Sukhoi) SU-30 e SU-24 da aviação russa na região de Hatay (sul)".

"Os aviões em questão entraram no espaço aéreo turco apesar das advertências claras, oportunas e repetidas das autoridades turcas", afirma o comunicado.

Ancara só havia mencionado a incursão de um avião.

"De acordo com as práticas da Otan, caças turcos responderam a estas incursões se aproximando do intruso, que abandonou o espaço aéreo turco".

A Otan também mostrou sua grave preocupação pelos bombardeios russos na Síria, sobretudo em Hama, Homs e Idlib, "que deixaram vítimas civis e não tinham como alvo" o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

A organização pediu à Rússia que "cessasse imediatamente seus ataques contra a oposição síria e os civis, que centrasse seus esforços no EI e que promovesse uma solução para o conflito através de uma transição política", segundo o texto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)