(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA e outros 11 países firmam maior acordo de livre comércio da história

Tratado envolve 40% da economia mundial e prevê derrubada de barreiras tarifárias entre os países


postado em 05/10/2015 10:46 / atualizado em 05/10/2015 13:10

Foto tirada em 2014 mostra os líderes mundiais reunidos para discutir o acordo comercial(foto: MANDEL NGAN/AFP)
Foto tirada em 2014 mostra os líderes mundiais reunidos para discutir o acordo comercial (foto: MANDEL NGAN/AFP)

Os Estados Unidos e outros 11 países do Pacífico chegaram nesta segunda-feira a um acordo para criar a maior zona de livre comércio do mundo, informou uma fonte americana. Após oito anos de negociações, esse pode se tornar um dos maiores feitos do governo de Barack Obama. O acordo ainda será discutido no Congresso norte-americano.

O Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Econômica (TPP) envolve 40% da economia mundial. O tratado prevê a derrubada de barreiras tarifárias entre os países e propõe regras uniformes e ações contra crimes ambientais e de tráfico de animais.

Os países do TPP são Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura, Estados Unidos e Vietnã.

Obama celebra acordo

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, celebrou nesta segunda-feira o acordo para criar a zona de livre comércio do Pacífico e disse que ele beneficiará empresas e trabalhadores de seu país.


Com o Acordo Estratégico Transpacífico de Associação Econômica (TPP) entre 12 países "podemos ajudar nossas empresas a vender mais produtos e serviços no mundo", disse Obama, que havia feito deste tema uma prioridade de seu segundo mandato. (Com AFP)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)