(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chuvas torrenciais deixam 16 mortos na França


postado em 04/10/2015 12:07

Dezesseis pessoas morreram e três se estão desaparecidas devido às inundações provocadas por fortes tempestades durante a noite de sábado no sudeste da França, um balanço que poderá aumentar à medida que as equipes de socorro chegam às regiões atingidas.

O presidente francês François Hollande, que expressou sua solidariedade aos flagelados, visitou neste domingo as zonas atingidas junto com o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Na noite de sábado, uma forte chuva provocou a cheia do pequeno rio La Brague, o que fez submergir as ruas de várias cidades muito turísticas da Côte d'Azur, entre elas Cannes, Nice e Antibes.

A prefeitura de Nice acredita que nos últimos dois dias choveu na cidade o correspondente a 10% da média anual.

Entre os mortos, figuram três idosos que morreram afogados em um asilo perto de Antibes.

"Eles se encontrava no primeiro andar e foram cobertos pela onda de água", explicou François-Xavier Lauch, da prefeitura departamental dos Alpes Marítimos.

Outras três vítimas foram encontradas dentro de seu carro em Vallauris-Golfe-Juan. O veículo foi arrastado pelas águas quando entrou em um túnel.

Na localidade de Mandelieu-la-Napoule, foram achados quatro corpos e outras quatro pessoas ainda são procuradas.

Outras duas pessoas morreram em Cannes, entre elas uma senhora de 60 anos encontrada sem vida perto de um estacionamento.

"Vários veículos foram arrastados até o mar", contou o prefeito de Cannes, David Lisnard. "Muitas pessoas foram socorridas e agora temos de evitar os saques ao comércio", acrescentou.

Turistas bloqueados

Em Nice, várias árvores caíram na famosa Avenida dos Ingleses, e um bairro da zona nordesta da cidade teve de ser evacuado.

As trombas de água inundaram também vários campings perto de Antibes. Dois helicópteros dos bombeiros tentavam levar para um local seguro os campistas, que buscaram refúgio em cima de seus trailers.

A rede de estradas secundárias seguia impraticável em alguns pontos submersos pelo rio de La Brague.

Nesta região, ainda em plena temporada turística, mais de 500 passageiros - inúmeros britânicos e dinamarqueses - se encontram bloqueados e foram abrigados em terminais do aeroporto de Nice.

Centenas de pessoas se encontram presas em vários trens paralisados em estações do sudeste.

Várias estadas em torno de Cannes continuam submersas, impedindo a circulação ferroviária.

Cerca de 28.000 lares continuavam privados de energia.

Os registros do centro meteorológico francês são impressionantes. Entre as 19H00 e 22H00 de sábado, foram registrados 180 mm de chuvas em Cannese, 159 mm em Mandelieu-la-Napoule e 100 mm em Valbonne.

O primeiro-ministro Manuel Valls, de visita no Japão, enfatizou sua profunda preocupação e apoio às famílias de luto.

O balanço destas intempéries continua sendo inferiores ao das chuvas torrenciais de 2010, que atingiram esta mesma região,d eixando 25 mortos, 31.560 flagelados e ceca de um bilhão de euros em danos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)