(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Juiz pede prisão provisória de ex-presidente da Guatemala Otto Pérez


postado em 03/09/2015 20:07

Um juiz da Guatemala ordenou nesta quinta-feira a prisão provisória do ex-presidente Otto Pérez, que renunciou ao cargo após denúncias de liderar um esquema de corrupção.

O juiz Miguel Angel Gálvez, do Tribunal de Maior Risco B, determinou que Pérez deve permanecer no quartel militar de Matamoros, no centro da capital, por risco de fuga.

A medida foi ordenada ao final de uma longa audiência na qual o Ministério Público (Procuradoria) apresentou acusações e provas contra Pérez. A sessão foi suspensa e programada para continuar na sexta-feira.

O advogado do agora ex-presidente, César Calderón, negou a determinação e pediu ao juiz para reconsiderá-la ao recordar que Pérez se apresentou voluntariamente ao tribunal e não pretende obstruir a justiça.

"Como presidente (Pérez) tinha amplos poderes que poderia ter utilizado, como meios aéreos e terrestres, para ficar fora do alcance da lei e não o fez", destacou Calderón.

O juiz Gálvez replicou a medida que corresponde não só a risco de fuga, como também ao perigo da integridade física de Pérez, que foi alvo de massivas manifestações que exigiam sua renúncia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)