(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Marinha ucraniana participa de exercício com EUA no Mar Negro


postado em 02/09/2015 18:07

A Marinha americana treina atualmente no Mar Negro juntamente com sua correspondente ucraniana, que perdeu dois terços de sua tripulação e dos seus navios após a anexação da Crimeia pela Rússia, informou nesta quarta-feira um funcionário do Exército americano.

O exercício, denominado "Sea Breeze" (Brisa Marinha), começou na terça-feira e associa um total de 11 países para treinamentos de defesa antiaérea e operações de investigação e socorro, segundo o sub-almirante americano James Foggo III.

Os oficiais da Marinha ucraniana passaram de 17.000 para 5.000 após a anexação à Rússia da Crimeia e do grande porto de Sebastopol.

Os ucranianos "perderam em torno de dois terços de seus marinheiros e dois terços de seus navios", destacou o sub-almirante Foggo.

Navios russos estavam presentes no Mar Negro desde o início do exercício, mas as interações entre os barcos estiveram isentas de tensão até agora, informou.

Os Estados Unidos enviaram para o exercício o USS Donald Cook, um navio lança-mísseis, enquanto a Ucrânia mobilizou seu navio almirante, o barco Getman Sagaidachniy.

O navio escapou de ser capturado pela Rússia com a anexação da Crimeia porque estava no mar, voltando de uma missão de treinamento no golfo do Áden.

Os outros participantes do exercício são Bulgária, Alemanha, Grécia, Itália, Moldávia, Romênia, Suécia, Turquia e Reino Unido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)