(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coreia do Norte não tem 'nenhuma chance' de vencer vizinha do Sul


postado em 01/09/2015 18:40

A Coreia do Norte não tem "nenhuma possibilidade" de vencer militarmente a Coreia do Sul e seus aliados, declarou nesta terça-feira o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, alguns dias depois de uma forte retomada da tensão na península.

"Devemos nos assegurar de que os norte-coreanos compreendam que cada provocação encontrará uma resposta e que não têm nenhuma possibilidade de derrotar a Coreia do Sul e seu aliado americano", declarou.

Carter respondia desde o Pentágono a perguntas de militares americanos localizados no país e no mundo inteiro, uma semana depois de que as tensões entre as duas Coreias estiveram a ponto de precipitar um conflito armado na região.

Este episódio demonstra como a situação pode rapidamente retroceder com Pyongyang, completou o secretário da Defesa. A Coreia é uma "pólvora", e as tropas sul-coreanas devem estas prontas para o combate "todos os dias", afirmou.

"É provavelmente o único lugar do mundo em que uma guerra pode começar em um instante", prosseguiu.

Washington desempenha um papel chave na defesa de Seul desde o fim da Guerra das Coreias, em 1963. Cerca de 30.000 soldados americanos estão mobilizados no país.

Ambas Coreias alcançaram na semana passada, após longas negociações, um acordo para desativar uma crise devido à explosão de uma mina norte-coreana na fronteira no início de agosto e a alto-falantes sul-coreanos que difundiam propaganda do outro lado da fronteira.

A Coreia do Norte aceitou finalmente apresentar inabituais "desculpas" pela explosão da mina e a Coreia do Sul desligou seus alto-falantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)