(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ministro alemão que chamou ator de 'negro maravilhoso' é criticado no Twitter


postado em 01/09/2015 08:40

O ministro do Interior da Baviera (sul da Alemanha) desencadeou uma tempestade de tuítes hostis depois de classificar de "negro maravilhoso" Roberto Blanco, um ator alemão negro e de origem cubana.

"Roberto Blanco sempre foi um negro maravilhoso, de quem a maioria dos alemães gosta muito", disse o ministro Joachim Herrmann em um programa de televisão dedicado à crise migratória europeia.

"No Bayern de Munique também há muitos de pele negra que jogam, e para os torcedores está tudo bem", disse à rede pública ARD diante de um grupo de convidados atônitos.

Na manhã desta terça-feira, a hashtag #Neger (negro em alemão) liderava no Twitter, utilizada como forma de ironia ao ministro bávaro do partido conservador CSU, aliado da CDU da chanceler Angela Merkel.

"Um negro é maravilhoso quando diverte os brancos cantando, dançando ou jogando futebol. Quanto racismo", escreveu um usuário, @Herzistvoll.

"#Herrmann também não tem nada contra os #Negros que trabalham na limpeza ou no campo", estima @TheGoodOldGamer.

O ministro se defendeu nesta terça-feira na televisão, afirmando que sua declaração foi uma reação irônica ao comentário de um bávaro que se queixava da chegada de negros à região.

"Do contrário, eu nunca utilizo este termo", disse Herrmann ao canal N24.

Roberto Blanco, nascido em uma família cubana, é um ator e cantor de variedades muito popular na Alemanha. Nasceu na Tunísia e obteve a nacionalidade alemã em 1971, segundo seu site.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)