(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Autoridade russa declara-se culpada em acusação por lavagem de dinheiro nos EUA


postado em 31/08/2015 17:52

Uma autoridade russa do setor nuclear declarou-se culpado nesta segunda-feira pela acusação dos Estados Unidos de conspiração para lavagem de dinheiro em um caso envolvendo US$ 2,1 milhões em subornos para contratos com uma empresa controlada por Moscou.

O Departamento de Justiça dos EUA afirmou que Vadim Mikerin, 56 anos, era representante de comércio de materiais nucleares da Rússia, Tenex, nos EUA quando ajudou a transferir para contas no exterior recursos da venda para companhias americanas de serviços da Tenex e da Corporação Estatal de Energia Atômica.

O Departamento de Justiça disse que os pagamentos, feitos entre 2004 e 2014 para os contratos para o transporte de urânio russo, violaram as leis norte-americanas.

Os pagadores não foram identificados. Mas o Departamento de Justiça apontou o envolvimento de uma firma de transporte em Maryland e outras duas em Ohio, e cidadãos americanos ligados a essas empresas.

"Mikerin admitiu que os pagamentos ilegais foram feitos por conspiradores de modo a influenciá-lo e garantir vantagens para as companhias americanas que fizeram negócios com a Tenex", afirmou o Departamento de Justiça em comunicado.

Mikerin deve ser sentenciado em dezembro desse ano. Outros dois homens que se declararam culpados em junho também serão julgados em outubro e novembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)