(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Áustria reforça controles para deter traficantes de migrantes


postado em 31/08/2015 07:31

A Áustria reforçou os controles nas estradas do leste do país, onde um caminhão foi encontrado na semana passada com 71 corpos de migrantes mortos, incluindo quatro crianças.

As autoridades da Hungria, Eslováquia e Alemanha colaboram com as forças de segurança austríacas nos controles instaurados no domingo no estado de Burgenland.

"O principal objetivo é enfrentar os grupos de traficantes de migrantes. A polícia rodoviária e as forças de segurança efetuam os controles. Não são controles na fronteira", afirmou Helmut Marban, porta-voz da polícia da Áustria, país que integra o espaço Schengen.

Os agentes param os veículos com o objetivo de investigar a presença de traficantes, que tentam ganhar dinheiro ao custo de pessoas que fogem de áreas em conflito.

Pouco tempo depois do início da operação no domingo à noite, os policiais encontraram 12 migrantes - nove adultos e três crianças - apertados em um furgão com placa francesa.

O motorista, que não teve a nacionalidade divulgada, foi detido.

A imprensa húngara citou engarrafamentos de 30 quilômetros na estrada A1, que liga Budapeste a Viena, por culpa das operações de controle.

Muitos migrantes detidos na Áustria já passaram por quatro ou cinco países antes de chegar a Hungria, onde os traficantes os transportam em veículos sem água e sem comida, com a promessa de levá-los até os países europeus mais como Alemanha ou Suécia.

Budapeste afirma que 140.000 migrantes cruzaram este ano a fronteira entre Sérvia e Hungria.

A Hungria, que também é parte do espaço Schengen, é uma porta de entrada para os migrantes que buscam uma vida melhor na Europa Ocidental. Mas a Áustria reforço o controle na fronteira para dificultar a entrada de clandestinos.

Desde o início do ano, a polícia austríaca prendeu 93 traficantes de pessoas que transportavam 1.630 migrantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)