(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mulheres participam pela primeira vez de eleições na Arábia Saudita


postado em 30/08/2015 14:31

As inscrições das candidatas sauditas às eleições municipais de dezembro começaram neste domingo, situação inédita neste país ultraconservador onde as mulheres são discriminadas e nem sequer tem o direito de dirigir.

Os procedimentos para registrar as eleitoras - outro fato inédito - já havia começado no dia 22 de agosto, em locais separados dos homens.

A separação entre os sexos é uma norma na Arábia Saudita, onde as mulheres são obrigadas a usar um véu que as cobre da cabeça aos pés.

As mulheres só podem trabalhar, viajar ou ter um passaporte com a autorização de um homem da família, como o pai, marido ou irmão.

Porém, o falecido rei Abdallah decretou em 2011 que as mulheres poderiam votar e ser candidatas nas eleições municipais de 2015, e disse na época que "rechaçava a marginalização da mulher na sociedade saudita".

O jornal da capital saudita Al-Hayat publicou recentemente que cerca de 200 mulheres manifestaram interesse em ser candidatas a essas eleições, previstas para o fim do ano.

As mulheres tem 17 dias a partir de domingo para se candidatarem. Nas próximas eleições, os eleitores definirão dois terços dos conselhos municipais. A última parte é escolhida pelas autoridades.

O rei Salman sucedeu Abdallah em janeiro e os especialistas se perguntam se ele dará continuidade às tímidas reformas iniciadas por seu meio-irmão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)