(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Naufrágio de barco de migrantes na Líbia deixa 76 mortos


postado em 28/08/2015 11:07

Os corpos de pelo menos 76 migrantes foram recuperados e 198 pessoas foram resgatadas após o naufrágio de um barco com quase 300 passageiros nas costas da Líbia, informou nesta sexta-feira à AFP uma fonte do Crescente Vermelho.

Em Genebra, o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) declarou que espera um número maior de vítimas, uma vez que ainda há muitos desaparecidos após este incidente e o naufrágio de uma segunda embarcação no mesmo local.

"Até o momento, 76 cadáveres foram recuperados e 198 pessoas resgatadas. Ainda existem desaparecidos, dezenas, mas não sabemos o número exato", disse o porta-voz do Crescente Vermelho, Mohamed al Masrati.

Na quinta-feira, uma fonte da Guarda Costeira líbia anunciou a recuperação de 30 corpos, mas que dezenas de pessoas continuavam desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação perto da cidade de Zuwara, que fica 160 km ao oeste de Trípoli.

Também afirmou que muitas pessoas a bordo eram procedentes de países africanos.

O Acnur evocou nesta sexta o naufrágio de duas embarcações, somando um total de 500 pessoas.

"Acreditamos que ainda há 200 pessoas desaparecidas. Tememos que elas estejam mortas", declarou a porta-voz Melissa Fleming. "Nosso escritório na Líbia está tentando verificar a situação com a Guarda Costeira", indicou.

Equipes do Crescente Vermelho líbio buscavam corpos na praia de Zouara, onde calçado, roupas e garrafas de plástico eram visíveis na quinta-feira na areia.

Segundo o chefe da operação, Seddik Said, sobreviventes disseram às equipes de resgate que havia cerca de 400 pessoas a bordo do barco resgatado quinta-feira em Zouara, mas um outro pequeno barco havia afundado no dia anterior com cerca de 60 pessoas a bordo.

"É difícil determinar os números exatos, até mesmo de mortos. Nós só podemos fornecer o número de pessoas que encontramos mortas", declarou Said.

"Realizamos missões semelhantes a cada semana, onde dezenas de pessoas morrem ao longo desta praia", acrescentou.

Um sobrevivente disse nesta sexta-feira à AFP que ele e seus dois amigos tinham pago 1.600 dólares cada (cerca de 1.400 euros) para embarcar no barco resgatado na quinta.

As saída de migrantes não para de aumentar nos 1.770 quilômetros das costas da Líbia desde a queda do regime de Muamar Khadafi em 2011, que deixou o país em uma situação de caos.

A Líbia tem dois governos e dois Parlamentos rivais, um cenário que facilita a ação dos traficantes de seres humanos.

O país fica a pouco mais de 300 km da ilha italiana de Lampedusa, que centenas de migrantes procedentes da África, Síria ou outras zonas em conflito tentam alcançar a cada semana.

Mais de 300.000 migrantes atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2.500 pessoas morreram na tentativa de chegar à Europa, anunciou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)