(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA repatriam 65 imigrantes cubanos resgatados de balsas rústicas


postado em 19/08/2015 18:40

A Guarda Costeira americana repatriou 65 imigrantes cubanos, resgatados nos últimos dias de várias balsas precárias, a bordo das quais tentavam chegar à costa americana, informou a entidade nesta quarta-feira.

Destes, 58 foram levados no sábado à Baía de Cabañas, Cuba, e os outros 7 foram repatriados na terça-feira, indicou o comunicado da Guarda Costeira.

Os cubanos haviam sido resgatados de embarcações rústicas, que as autoridades americanas consideram não aptas para navegar, em seis ocasiões em separado no estreito da Flórida, 150 km de mar que separam este estado do sudeste americano da ilha, indicou o comunicado da Guarda Costeira.

Segundo a legislação em vigor, cubanos que pisam em solo americano podem ficar. Se forem surpreendidos no mar, são devolvidos ao seu país.

O medo de que acabem os benefícios migratórios, dos quais nenhum imigrante de outra nacionalidade desfruta, impulsionou um aumento do fluxo de balseiros para a Flórida desde que Washington e Havana começaram, em dezembro, um processo de aproximação depois de meio século de inimizade, que os levou a retomar as relações bilaterais no mês passado.

A Guarda Costeira continuará "patrulhando agressivamente o Estreito da Flórida para detectar e deter a arriscada e ilegal migração marítima", destacou o comunicado.

Desde outubro passado, 3.611 cubanos tentaram chegar por mar aos Estados Unidos, segundo cifras da Guarda Costeira.

Durante o ano fiscal anterior (outubro de 2013 a setembro de 2014), 3.940 cubanos se lançaram na perigosa travessia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)