(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia francesa impede imigrantes de entrar na área do Eurotúnel


postado em 30/07/2015 23:22

A polícia francesa impediu na noite desta quinta-feira que um grupo de 200 imigrantes entrasse nas instalações do Eurotúnel em Calais, no norte da França, com o objetivo de chegar à Grã-Bretanha, constatou a AFP no local.

Os imigrantes começaram a correr por volta das 21H00 (16H00 Brasília) em direção às linhas de trem, em grupos e de maneira desordenada, com o objetivo de driblar a polícia, mas acabaram bloqueados pelos agentes.

Um grupo de 15 imigrantes que conseguiu escapar do primeiro bloqueio foi cercado por policiais a cerca de 100 metros do primeiro ponto, e teve que retroceder.

Por volta da 01H00 (20H00 Brasília de quinta), numerosos carros da polícia patrulhavam a zona a procura dos últimos imigrantes, que abandonaram progressivamente o local.

No início da tarde desta quinta, ao menos 50 imigrantes conseguiram chegar às linhas férreas, apesar do importante dispositivo policial mobilizado.

O túnel sob o Canal da Mancha é palco, há semanas, de tentativas de invasão de imigrantes dispostos a chegar à Grã-Bretanha em busca de melhores condições de vida.

A situação por vezes se torna dramática, como ocorreu na madrugada de quarta-feira, quando um jovem sudanês clandestino foi atropelado por um caminhão e morreu.

Desde o início de junho, nove pessoas já morreram na tentativa de cruzar o canal.

Nesta quinta-feira, o chefe de governo britânico, o conservador David Cameron, foi fortemente criticado por afirmar que um "enxame" de imigrantes tenta chegar à Grã-Bretanha, ao comentar a situação em Calais em entrevista à TV.

"Tem um enxame de pessoas chegando pelo Mediterrâneo, que buscam uma vida melhor, que querem chegar à Grã-Bretanha, onde há empregos, uma economia forte, um lugar incrível para se viver", disse Cameron.

A líder interina da oposição trabalhista, Harriet Harman, estimou que o primeiro-ministro deveria "lembrar que está falando de pessoas, e não de insetos".

Até Nigel Farage, líder do Partido de Independência do Reino Unido (UKIP), que defende controles mais severos sobre os imigrantes, disse que "jamais usaria uma linguagem similar".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)