(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Juiz multa Greenpeace por bloqueio de barco da Shell


postado em 30/07/2015 19:37

Um juiz federal norte-americano multou nesta quinta-feira o Greenpeace em 2.500 dólares por cada hora que um quebra-gelos da Shell que ia para o Ártico canadense para exploração de petróleo permaneça bloqueado no porto de Portland (noroeste).

Os ativistas se penduraram da ponte St. John, na principal cidade de Oregon, para impedir a partida do navio quebra-gelo MSV Fennica, que estava na cidade para serviços de manutenção. Outros ativistas cercaram o barco de caiaque, segundo imagens postadas no Twitter da organização ambiental.

A Guarda Costeira tentou retirar os manifestantes da zona, mas o barco se viu obrigado a dar meia volta e atracar de novo.

A Shell reagiu imediatamente denunciando a ilegalidade das ações perante a juíza federal Sharon Gleason, de Anchorage, maior cidade do Alasca, que deu razão à petroleira holandesa, segundo confirmou seu gabinete à AFP.

O navio de 116 metros de altura estava programado para partir na quarta-feira e se juntar ao restante da frota nas ilhas Aleutas, que fica a oeste do Alasca.

O Greenpeace denuncia que a perfuração no Ártico pode causar vazamentos e que o sistema de contenção da Shell não tem capacidade de abastecimento, mas as denúncias não foram ouvidas pelo governo norte-americano.

O presidente Barack Obama deu seu aval em maio para começar a exploração em águas canadenses.

Os ativistas também tentaram impedir a saída de uma plataforma gigante de Seattle (noroeste) em meados de junho, que faz parte do equipamento de perfuração da Shell.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)