(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Centenas de migrantes continuam tentando cruzar Canal da Mancha


postado em 30/07/2015 13:01

Centenas de migrantes tentaram novamente chegar ao Reino Unido a partir do norte da França pelo túnel do Canal da Mancha na madrugada desta quinta-feira, embora em menor número que nas noites anteriores.

Os policiais contabilizaram entre 800 e 1.000 imigrantes nos arredores do terminal do Eurotúnel, na cidade francesa de Calais, um número menor que as 2.300 tentativas registradas nas noites anteriores. Cerca de 300 foram presos.

A empresa Eurotúnel também disse que havia sido uma noite menos intensa que as anteriores, mas não forneceu números exatos.

As medidas de segurança do local estiveram "muito bem coordenadas com as novas equipes (das forças de ordem) que chegaram ontem (quarta-feira) à noite", ressaltou um porta-voz da empresa que administra o túnel.

O tráfego pelo túnel, fortemente afetado no dia anterior, foi levemente abalado.

Até a manhã desta quinta-feira não foram reportados atrasos em ambos os lados do túnel do Canal.

A polícia interceptou a grande maioria dos centenas de migrantes que tentaram entrar nas instalações do Eurotúnel sem violência, disse um jornalista da AFP no local.

O túnel sob o Canal da Mancha é palco há várias semanas de tentativas maciças de invasão de migrantes dispostos a qualquer coisa para chegar ao Reino Unido.

Um jovem sudanês morreu na quarta-feira atropelado por um caminhão e nesta quinta-feira fontes judiciais informaram sobre a morte, dois dias antes, de um migrante ferido na cabeça.

O homem se feriu na cabeça no domingo ao tentar embarcar em um trem. Faleceu na terça-feira à tarde em um hospital, informou o procurador de Boulogne-sur-Mer (norte da França), Jean-Pierre Valensi.

Dez imigrantes morreram desde o início de junho tentando cruzar o túnel do Canal da Mancha.

Um jornalista da AFP presente no local viu centenas de pessoas tentando entrar por todos os lados, cruzando os campos do imenso terminal do Eurotúnel, de 650 hectares e 28 km de cercas.

Mas a maioria deles fracassou e eles organizaram um protesto, bloqueando a passagem de um serviço de transporte em uma tentativa em vão de convencer a polícia a deixá-los passar.

Enviem o exército

Esta crise provocou preocupação na França e no Reino Unido. Os dois governos anunciaram medidas de emergência.

O ministério francês do Interior enviou 120 policiais adicionais ao túnel do Canal da Mancha, enquanto Londres disse que daria uma ajuda de 9,8 milhões de euros para reforçar a segurança no lado francês da fronteira.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, estava nesta quinta-feira envolvido em uma polêmica depois de ter declarado que um "enxame" de imigrantes tenta chegar ao Reino Unido.

"Há um enxame de pessoas chegando pelo Mediterrâneo, que buscam uma vida melhor, que querem chegar à Grã-Bretanha, porque a Grã-Bretanha tem empregos, uma economia forte, é um lugar incrível para se viver", disse à rede de televisão ITV em uma entrevista.

O termo que utilizou - "swarm" - é usado em inglês apenas para se referir a insetos.

Vários tabloides britânicos pediam nesta quinta-feira que o exército britânico seja enviado à França para evitar que clandestinos cruzem o Canal.

"Enviem o exército", pedia em sua primeira página o jornal britânico de direita Daily Mail.

Com uma cobertura de mais de cinco páginas, um artigo de opinião dizia: "Mantivemos Hitler fora. Por que nossos líderes não podem evitar a chegada de alguns poucos milhares de imigrantes exaustos?".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)