(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

França convida presidente iraniano a viajar ao país em novembro


postado em 29/07/2015 07:46

O presidente iraniano, Hassan Rohani, recebeu um convite de seu colega francês, François Hollande, para viajar à França em novembro, anunciou nesta quarta-feira o ministro das Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, em visita à República Islâmica.

"Trago um convite da parte do presidente da República francesa para que o presidente iraniano viaje à França, se assim desejar, no mês de novembro", declarou Fabius em uma coletiva de imprensa.

"Se tivesse que resumir em duas palavras o estado de ânimo com o qual realizo esta visita, diria respeito e reativação", declarou Fabius, primeiro chefe da diplomacia francesa que viaja ao Irã em 12 anos.

"Somos dois grandes países independentes, a França respeita o Irã, sua cultura, seu papel na história (...) e seus sofrimentos, concretamente os sofrimentos que foram experimentados durante a guerra Irã-Iraque", entre 1980 e 1988, acrescentou Fabius.

O ministro também se referiu ao "respeito aos compromissos adquiridos" com o acordo nuclear alcançado em 14 de julho entre o Irã e as grandes potências (Reino Unido, França, Estados Unidos, China, Rússia e Alemanha).

Este acordo pretende assegurar o caráter civil do programa nuclear iraniano em troca do levantamento progressivo e reversível das sanções internacionais impostas desde 2006 à economia do país persa.

Fabius também respondeu às críticas no Irã contra a atitude de Paris durante as negociações, descrita como "dura", dizendo que a França havia tido uma "atitude constante, firme, construtiva", com o objetivo de "impedir a proliferação nuclear".

Além disso, o chefe da diplomacia francesa anunciou que uma delegação econômica viajará em setembro ao Irã junto a dois ministros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)