(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tribunal de Bangladesh confirma condenação à morte para líder opositor


postado em 29/07/2015 06:55

A Suprema Corte de Bangladesh confirmou nesta quarta-feira a condenação à morte na forca de um dirigente opositor por crimes de guerra praticados durante a guerra da independência de 1971.

A maior instância jurídica do país rejeitou o recurso de Salauddin Quader Chowdhury contra sua condenação à pena capital pronunciada em 2013 por um controverso tribunal criado para julgar os crimes de guerra cometidos há quarenta anos.

Líder do principal partido da oposição, o Bangladesh Nationalist Party, Chowdhury, de 66 anos, era o primeiro parlamentar condenado por este Tribunal Internacional de Crimes (ICT), que não é supervisionado por uma instituição internacional, apesar de seu nome.

Durante a guerra de independência de Bangladesh, as milícias favoráveis ao Paquistão mataram dezenas de professores, médicos e jornalistas.

Segundo a acusação, o deputado matou a sangue frio mais de 200 hindus no fim do conflito de 1971. O tribunal o considerou culpado de tortura e genocídio.

Os advogados anunciaram que recorrerão da decisão da Suprema Corte.

Centenas de pessoas reunidas em uma praça da capital Daca, entre elas militantes do partido governante, celebraram a sentença.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)