(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA: Fed se reúne para discutir aumento dos juros


postado em 28/07/2015 16:31

O Federal Reserve (Fed) iniciou nesta terça-feira uma reunião de política monetária para decidir se aumenta sua taxa básica de juros, que desde o final de 2008 está próxima de zero.

O veredito do Comitê de Política Monetária do Fed (FOMC) será divulgado na quarta-feira às 18H00 GMT (15H00 horário de Brasília) e os analistas estimam que o organismo esperará por mais dados sobre a economia americana antes de aumentar os juros.

Temida pelos mercados, a elevação dos juros pode gerar um encarecimento do custo do crédito nos Estados Unidos, assim como um aumento da remuneração pelos depósitos no país, com o risco de provocar fluxos de capitais voláteis no mundo.

O Banco Central tem se negado a fornecer uma data precisa do aumento da taxa de juros e alega que quer estar seguro de que a economia dos Estados Unidos está sólida o suficiente para suportar a medida.

Em suas últimas declarações, a presidente do Fed, Janet Yellen, limitou-se a indicar que é a favor de um aumento "em algum momento do ano" de 2015, mas evitou dar qualquer posição de quando isso acontecerá.

Alguns perderam a paciência com a indefinição. O Fundo Monetário Internacional (FMI) pediu em junho que o Fed esperasse a primeira metade de 2016 para mudar os rumos monetários. Recentemente, o prêmio Nobel de economia Paul Krugman garantiu que a economia americana pode entrar em uma nova "década perdida" se aumentarem os juros antes da hora.

Praticamente nenhum especialista acredita que os juros serão elevados nesta quarta-feira, véspera da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) americano.

"Seria um pouco cedo. Acho que aproveitaremos essa reunião para estudar os dados à nossa disposição", afirmou na semana passada James Bullard, membro não votante do FOMC.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)