(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bruxelas demente declarações do ex-ministro grego Varoufakis sobre "plano B"


postado em 28/07/2015 14:16

A Comissão Europeia negou nesta terça-feira as declarações do ex-ministro grego de Finanças Yanis Varoufakis, que afirmou que os credores da Grécia também controlam a agência de tributação do país.

Varoufakis deu essa declaração durante uma teleconferência com investidores londrinos. Nela, disse que criou secretamente um sistema monetário paralelo, hackeando os computadores da administração fiscal grega, controlada, segundo ele, pelos credores do país.

"As alegações de que a troika controla a administração fiscal são falsas e sem fundamento", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Mina Andreeva.

Yanis Varoufakis revelou em meados de julho que trabalhou durante semanas, em segredo, mas com a autorização do primeiro-ministro, na criação de um "sistema bancário paralelo" que implicava o hackeamento de um programa do órgão fiscal grego.

O ex-ministro justificou a pirataria afirmando que a administração fiscal grega está sob o controle dos credores do país.

O objetivo era que se pudesse utilizar o mecanismo paralelo de pagamento, que serviria para qualquer operação (impostos, pagamentos a fornecedores, etc) e evitaria um colapso imediato da economia.

Varoufakis renunciou ao cargo de ministro da Economia em 6 de julho, dia seguinte à vitória do "não" no referendo sobre as condições exigidas pelos credores do país.

Por fim, uma semana depois a Grécia fechou um acordo em que se compromete a implementar rígidos ajustes em troca do terceiro resgate financeiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)