(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chanceler espanhol diz que Venezuela tem longo caminho a percorrer nos DH


postado em 28/07/2015 10:10

O ministro espanhol das Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo, afirmou nesta terça-feira, em Madri, que a Venezuela "tem um logo caminho a percorrer em termos de direitos humanos, como tornaram públicos inúmeros pronunciamentos das Nações Unidas".

As declarações são a resposta do chanceler às duras críticas do presidente venezuelano Nicolás Maduro a uma lei de segurança pública aprovada pelo governo de Madri.

Na véspera, o chanceler espanhol convocou o embaixador da Venezuela na Espanha para transmitir seu mal-estar "pelos inaceitáveis insultos" de Maduro contra o chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy.

"O governo espanhol lamenta que o presidente da República Bolivariana da Venezuela recorra reiteradamente a afirmações desrespeitosas", assinala o ministério em um comunicado.

No domingo, Maduro reagiu com veemência à visita de vários senadores espanhóis a Caracas.

"Rajoy é um mercenário do povo", afirmou o presidente venezuelano na televisão, falando sobre uma lei aprovada por Madri e conhecida como "lei da mordaça", muito criticada pela oposição, que a considera um ataque à liberdade de expressão.

"Que diriam se pego a lei do mercenário Rajoy e a converto em lei na Venezuela? Diriam que é ditadura, o fim do mundo, me chamariam de tudo", acrescentou.

Estas declarações geraram mal-estar em Madri, que convocou o embaixador venezuelano pela segunda vez em três meses, a primeira delas em abril, depois de Maduro chamar Rajoy de racista.

bur-dbh/mck/age /cn


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)