(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Escoteiros dos EUA aprovam líderes gays


postado em 27/07/2015 23:55

Desde 2013, a organização Escoteiros da América (BSA, sigla em inglês) aceita jovens homossexuais e, nesta segunda-feira, pôs fim oficialmente a uma norma que proibia gays como líderes de tropa.

O conselho administrativo aprovou por 79% - de seus 80 membros - a resolução "que derroga a proibição nacional relativa aos dirigentes adultos e empregados abertamente homossexuais", anunciou a BSA em um comunicado, acrescentando que a decisão tem efeito "imediato".

A votação pôs fim a uma proibição de homossexuais, que foi mudando recentemente, depois de campanhas e manifestações nessa organização.

Fundada em 1910, a BSA conta hoje com cerca de 2,5 milhões de membros e quase um milhão de supervisores voluntários.

A resolução já havia sido aprovada por unanimidade em 10 de julho passado pelo Comitê Executivo dos BSA, mas faltava a ratificação do conselho administrativo.

Essa mudança "permite aos membros e pais dos escoteiros selecionar as tropas que tiverem as mesmas ideias, que conhecem melhor os interesses de suas famílias", declarou a BSA em sua página institucional na Internet.

A decisão também "tem a intenção de respeitar o direito das organizações religiosas locais a continuar selecionando seus dirigentes adultos que respeitem suas crenças".

Isso significa que as organizações religiosas ligadas ao movimento escoteiro, que têm autonomia de gestão, podem decidir se continuam a aceitar adultos gays.

As organizações religiosas representam 70% das 100.000 seções de gestão autônoma, informaram os BSA.

Após a resolução do comitê executivo dos BSA, a Igreja Mórmon, que dirige a maior quantidade de seções, informou que "se reserva o direito a recrutar em virtude dos princípios religiosos e morais de (suas) doutrinas e crenças".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)