(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tiroteio durante casamento no Afeganistão deixa 20 mortos

Confronto revela a frágil situação de segurança no país. Outras dez pessoas ficaram feridas


postado em 27/07/2015 08:10 / atualizado em 27/07/2015 08:42

Ao menos 20 pessoas morreram e 10 ficaram feridas em um tiroteio entre os convidados de um casamento após uma briga no norte do Afeganistão, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades locais, uma mostra da frágil situação de segurança no país.

O confronto, que a priori parecia ser fruto de uma disputa local, e não um conflito entre as autoridades e os rebeldes talibãs, foi registrado na noite de domingo na província de Baghlan, disse à AFP Gulistam Qusani, chefe da polícia distrital. "Dois homens armados discutiram durante a cerimônia no distrito de De Sallah. Quando a discussão se intensificou, uma autoridade local disparou para o ar" para acalmar os ânimos, explicou o chefe policial. Mas o efeito foi o contrário do desejado e "os dois lados começaram a atirar", acrescentou.

"Vinte pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas", declarou o porta-voz da polícia provincial, Jawed Basharat, que diminuiu um balanço anterior oficial que informava sobre 21 mortos. Todas as vítimas são homens convidados ao casamento de 14 a 60 anos, acrescentou Qusani.

As autoridades locais enviaram uma delegação ao local para investigar as circunstâncias exatas do enfrentamento, acrescentou o governador de Baghlan, Sultan Mohamad Ebadi.

Os casamentos afegãos, que podem reunir milhares de pessoas, às vezes terminam em incidentes ou ajustes de contas mortais, fruto das disputas entre facções locais, por disparos de comemoração mal dirigidos ou às vezes por ataques rebeldes contra as autoridades locais.

Estes incidentes costumam ocorrer sobretudo nas zonas mais remotas do país, atingido por quase 40 anos de conflito e no qual o poder ainda é dividido entre milícias locais. Além disso, a posse de armas continua sendo comum entre as famílias.

Em dezembro, soldados afegãos mataram 17 mulheres e crianças ao disparar por erro morteiros em uma cerimônia de casamento na província de Helmand (sul).


Conflito nacional e rivalidades locais

Em julho de 2012, um suicida carregado de explosivos matou no norte do país um influente parlamentar afegão, ex-chefe de milícia, e outras 16 pessoas durante o casamento de uma filha sua. Os atentados suicidas são uma das armas preferidas dos rebeldes talibãs em sua luta contra Cabul e seus aliados da Otan.

O tiroteio de domingo em Baghlan ocorre num momento em que o Afeganistão é atingido pelo conflito entre as autoridades e a insurgência talibã, mas também por confrontos regulares entre grupos armados e máfias locais, sobretudo no campo, tradicionalmente pouco controlado pelo governo central de Cabul.

Neste mês surgiu uma certa esperança de alcançar a paz entre Cabul e os talibãs com uma primeira tomada de contato oficial entre as duas partes para negociações de paz. As autoridades afegãs indicaram na semana passada que preveem uma nova rodada de negociações nesta semana, talvez na China, influente potência regional, que cada vez aparece mais como mediadora neste conflito.


Estes encontros não impedem os talibãs, expulsos do poder no fim de 2001, de intensificar suas operações em terra, após mais de 13 anos de um conflito do qual os civis são as primeiras vítimas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)