(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Negociador iraniano diz que texto de acordo nuclear está quase concluído


postado em 07/07/2015 16:55

Diplomatas do Irã e dos países do grupo 5+1 quase finalizaram o texto e os cinco anexos do acordo sobre o programa nuclear iraniano, declarou Abbas Araghchi, um dos principais negociadores iranianos.

"O texto principal está quase terminado, há apenas alguns ganchos sobre os quais tem de haver decisões políticas dos ministros", declarou Araghchi, acrescentando que os cinco anexos também estão quase finalizados.

"As diferenças essenciais dizem respeito a dois ou três pontos. Há também outros pontos menos importantes - talvez sete, oito ou dez", acrescentou.

Neste sentido, fontes ocidentais garantiram nesta terça-feira que as negociações "devem ser concluídas nas próximas 48 horas", mas que ainda há questões "muito difíceis" pendentes.

"Estamos nos aproximando do fim. Esta é a última prorrogação", considerou um diplomata ocidental.

Outra fonte advertiu que, apesar da prorrogação, até sexta-feira, dia 10, as negociações "não são infinitas".

Uma das questões pendentes diz respeito ao embargo sobre as armas. A este respeito, Araghchi declarou que o Irã pediu o fim das sanções sobre as armas adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU.

"Ainda há diferenças sobre as sanções que dizem respeito ao armamento (...) Em si, elas não são muito importante para nós, mas não podemos aceitar que a estrutura das sanções continue. Os países do 5+1 devem mudar de abordagem sobre as sanções se quiserem um acordo", afirmou à televisão estatal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)