(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fluxo de imigrantes ilegais na fronteira México-EUA tem forte queda


postado em 07/07/2015 16:55

Um ano depois da crise migratória na fronteira entre México e Estados Unidos, o fluxo de imigrantes sem documentos caiu fortemente, informou nesta terça-feira o governo americano.

O número de pessoas detidas na fronteira sudoeste dos Estados Unidos durante o ano fiscal de 2015, entre 1º de outubro de 2014 e 1º de junho de 2015, registrou queda de 34% em relação ao mesmo período no ano anterior.

Esses dados foram anunciados por Philip Miller, subdiretor de deportações do serviço de imigração e alfândega (ICE, em inglês), durante uma audiência no Congresso.

No mesmo período, o número de crianças sem documentos detidas na fronteira passou de 47.000 a 22.869, uma queda de 51%.

"O fluxo humanitário é um desafio sazonal, e ainda estamos na temporada na qual ocorreu o fluxo massivo do ano passado", ponderou Miller.

O chegada em massa de menores sem documentos, que entram no território americano com intenção de pedir asilo e ser beneficiados pelo status especial reservado a vítimas de tráfico de pessoas, gerou uma crise política nos Estados Unidos.

O presidente Barack Obama foi criticado pela oposição conservadora, que o acusa de afrouxar a segurança nas fronteiras, mas também pela esquerda do próprio partido, devido às condições nos centros de detenção.

Neste ano, cerca de 10% dos detidos na fronteira pediram asilo, um recorde com relação aos seis anos anteriores, mas nos últimos meses, esses pedidos caíram para apenas 2% do total dos detidos.

A grande maioria dos menores de idade que tentam migrar para os Estados Unidos não vem do México, mas de Honduras, Guatemala e El Salvador, fugindo da violência e da pobreza em seus países.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)