(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Obama promete intensificar luta contra grupo Estado Islâmico na Síria


postado em 06/07/2015 18:40

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assegurou nesta segunda-feira que a coalizão internacional liderada pelo seu país intensificará a luta contra o grupo Estado Islâmico (EI) na Síria, e afirmou que a campanha contra os jihadistas levará "tempo".

"Intensificamos nossos esforços contra as bases do EI na Síria", disse Obama em uma declaração no Pentágono. "Nossos ataques aéreos continuarão apontando às instalações petroleiras e de gás que financiam muitas de suas operações. Visamos a direção e as infraestruturas do EI na Síria", acrescentou.

Nos últimos dias, a coalizão lançou ataques aéreos sem precedentes em Raqa, capital de facto do EI na Síria. Os ataques destruíram infra-estrutura utilizada pelos jihadistas e deixaram ao menos 30 mortos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

O secretário americano da Defesa, Ashton Carter, assegurou que os bombardeios americanos, a princípio, visavam ajudar o avanço das forças curdas.

"Durante o ano, vimos que com um parceiro eficaz no campo, o EI poderia ser relegado", avaliou Obama.

O presidente deu como exemplo a retomada de Tikrit, no norte do Iraque, no fim de março, e disse que os mais de 5.000 ataques aéreos no Iraque e na Síria permitiram eliminar "milhares de combatentes, entre eles altos responsáveis do EI".

"Não será rápido. É uma campanha de longo prazo", acrescentou, antecipando que haverá "avanços", mas também "reveses".

"As fragilidades estratégicas do EI são reais", afirmou, lembrando que os jihadistas ultrarradicais não têm força aérea, nem apoio de nenhum país e "sua brutalidade cria um verdadeiro ressentimento no seio das populações que controlam".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)